quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vélib... as bikes públicas de aluguel.

E o sucesso das bicicletas coletivas Vélibs não pára de ganhar novas cidades. Depois de Washington, nos Estados Unidos, é a vez do Estado do Rio de Janeiro anunciar o interesse pela implantação do sistema.
As Vélib começaram a circular na capital francesa em julho de 2007 e rapidamente conquistaram a simpatia do público francês. Sistemas semelhantes ao parisiense já estão nas cidades de Lyon, Barcelona, Londres e em muitas cidades alemãs e outras européias.
O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou em Paris que vai trazer para o Rio de Janeiro o sistema e implantá-lo em algumas cidades fluminenses, começando por Niterói.
Segundo o Governador, o objetivo é integrar a bicicleta como nova opção de transporte. "A bicicleta no Brasil é vista como um instrumento de lazer, nós queremos que ela se transforme em um instrumento do quotidiano, integrado à rede pública de transporte".
Em Paris já existem em funcionamento mais de 1.400 estações com cerca de 20.500 bicicletas. Por uma pequena anuidade (29 euros em Paris), qualquer cidadão pode se associar ao sistema e receber uma carteirinha para usar as bicicletas, que ficam espalhadas em pontos estratégicos da cidade, em bicicletários-estações. O projeto teve um custo de aproximadamente 90 milhões de dólares e foi custeado por uma empresa de mobiliário urbano. A mesma responsável pelos pontos de ônibus e painéis publicitários em diversas cidades do mundo, inclusive no Rio de Janeiro e São Paulo. Além dos enormes benefícios para a cidade, foram também gerados 400 empregos diretos na manutenção e implementação do sistema.
O sistema carioca prevê a utilização de um chip de telefonia celular para a localização das bicicletas, como se faz em algumas cidades da Alemanha. Inicialmente, as estações irão ligar os bairros das cidades de Niterói, Volta Redonda e Resende até as estações de trem, metrô, ônibus e barcas.

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