sexta-feira, 6 de junho de 2008

CRIANDO UM NOVO PNEU

Todo pneu de bike, para ser criado passa por um processo longo e demorado, mas tudo começa com uma idéia na cabeça, lápis e papel. As vezes uma simples converça com ciclistas, atletas ou até mesmo vendedores pode se tornar um novo desenho.

Com a idéia na cabeça, é passado para o papel o formato dos cravos, o sentido de giro do pneu e o desenho da banda de rodagem do novo pneu.
Com a idéia geral do pneu desenvolvida e passada para o papel, o desenho é recriado num programa de modelagem virtual em 3D, definindo as medidas e dimenções para criar um molde para a produção de um protótipo.
Apartir do desenho em 3D, é feito um molde em polímero para poder analizar as medidas e os formatos dos cravos e da banda de rodagem.
Feita todas as alterações e correções em cima do molde do protótipo em polímero, o próximo passo é o desenvolvimento do desenho técnico do novo pneu com todas as medidas e especificações para a produção do protótipo final e em seguida do molde definitivo.
Com o molde definitivo, são produzidos pneus protótipos reais para serem testados em laboratório e em campo para ser definito o tipo de composto de borracha que o novo pneu será produzido e assim ser apresentado ao mercado.
Os protótipos são testados por ciclistas profissionais e atletas em competições de vários tipos e são aprovados ou reprovados. Os novos pneus aprovados vão para a linha de produção e os reprovados voltam para a fábrica e seu desenho é alterado até chegar num modelo ideal.
Texto: Pneus Geax

Nenhum comentário: