sexta-feira, 4 de abril de 2008

As diferenças das bikes de XC, DH e FR.

AS modalidades XC (cross country), DH (downhill ) e FR ( freeride), tem características específicas e diferentes entre elas, e as bikes para cada uma dessas modalidades também são bem diferentes.

O Cross Country ou XC é uma modalidade de corrida de média a longa distância, entre 30km a 150 km, em terrenos acidentados com subidas e descidas e alguma técnica, pode ser em circuitos contando voltas ou maratona de um ponto a outro. É necessário levesa e muita resistência para esse tipo de prova. A bike de XC geralmente tem quadro de alumínio ou fibra de carbono, por serem leves e resistentes, tem suspensão dianteira com médio curso de 80 mm a 120 mm, e algumas tem amortecedor traseiro. São bikes com 24 ou 27 velocidades, freios v-break ou a disco.
Rodas de aros leves de parede dupla em alumínio e pneus de largura média tipo 1.9 à 2.2.
Uma bike de XC pesa em torno de 12 kg, chegando a pesar apenas 9 kg em alguns casos.
O Downhill, DH são corridas de descida de morro contra o relógio, quem fizer o percurso mais rápido é o vencedor. São pistas muito técnicas, com saltos, degraus, pedras e outros obstáculos pelo caminho.
A bike de DH tem quadro de alumínio bastante reforçado, suspensão dianteira e traseira de curso longo de 160 mm à 230 mm com regulagem e double crown, tem apenas 9 velocidades, pois só tem uma coroa com proteção para a corrente não escapar, usa freio a disco hidraulico nas duas rodas.
As peças da bike de DH são mais reforçadas e pesadas, os aros são mais largos e resistentes e os pneus são bastente largos de 2.5 a 2.8.
As bikes de DH podem pesar de 19 kg a 25 kg dependendo dos materiais usados.
O Freeride, FR seria o meio termo entre o XC e o DH, é uma modalidade com muitas manobras técnicas e saltos em rampas e drops. FR prescisa da resistência do DH e da levesa do XC.
As bikes de FR, são parecidas com as de DH, tem quadro de alumínio com amortecedor traseiro, suspensão dianteira de médio à longo curso, de 140 mm à 200 mm porém mais leves por serem single crown. Usam freio à disco hidraulico e podem ter 9 velocidades, ou , 24 ou 27 velocidades. Uma bike de FR pesa em torno de 18 kg.

Nenhum comentário: